Backoffice Jurídico Automatizado
A caminho de um jurídico eficiente e digital
Em março de 2018, o Grupo Elo começou a implementar a solução Backoffice Jurídico Automatizado no setor jurídico de uma das maiores operadoras de telefonia móvel do Brasil com o objetivo de solucionar ações judiciais entre empresas e clientes com mais agilidade e, em médio prazo, trazer mais ganhos para a operadora.
O principal objetivo da solução Backoffice Jurídico Automatizado é solucionar ações judiciais entre empresas e clientes de forma inteligente para melhorar a eficiência no processo de avaliação das ações e aumentar os êxitos das organizações.
Neste projeto em particular, com uma das maiores operadoras móveis como cliente, com grande participação de mercado, o principal desafio é contribuir para a digitalização e melhoria do setor jurídico da empresa, usando a tecnologia para atingir um número maior de ações judiciais ganhas.
Metas
O projeto está em fase de implementação e tem duração de três anos. As principais metas para este período são:
• Aumentar em mais de 30% o êxito das defesas da operadora em processos judiciais com mais eficiência na avaliação dos processos e proporcionando mais informações e dados completos para a defesa, o resultado será o aumento das causas vencidas.
• Reduzir em 15% o volume de ações entre clientes e a empresa com uma média de 15 mil ações judiciais de consumidores por mês, a operadora terá uma maior visibilidade das principais causas das ações e das questões que seus clientes enfrentam. Dessa forma, conseguirá controlar melhor a qualidade de seus produtos e serviços, aprimorando a experiência do consumidor e, consequentemente, diminuindo ações judiciais do tipo.
Atento às necessidades do mercado atual de atendimento ao cliente, o Grupo Elo, a partir de sua empresa KTS, desenvolveu a solução Backoffice Jurídico Automatizado. De acordo com uma pesquisa divulgada em 2017 pela Associação Brasileira de Jurimetria, o setor de telecomunicações é um dos mais acionados na Justiça em ações que envolvem o direito do consumidor.
Por seu porte e participação de mercado, a operadora busca constantemente melhorar seu atendimento ao cliente e tem investido em um setor jurídico digital para se beneficiar de tecnologias capazes de trazer mais eficiência, agilidade e velocidade às operações. A parceria das empresas deverá acelerou a transformação digital do setor jurídico na empresa.
Metodologia Diferenciais da Solução
O Backoffice Jurídico Automatizado é um software emulador, capaz de reproduzir as funções do ambiente jurídico da operadora, e adicionar robôs a esse ambiente. Estes, por sua vez, realizam funções diferentes de forma automatizada, gerando velocidade, precisão e eficiência a partir do momento em que uma ação judicial de um consumidor chega ao conhecimento da empresa.
Quando a operadora recebe esse tipo de ação, precisa realizar diversas verificações e tomar precauções para entender se a causa é legítima, se houve realmente um erro da parte dela, e reunir as informações necessárias para sua defesa. Ações ilegítimas e equivocadas chegam a representar 3% dos cerca de 15 mil processos recebidos por mês. Algumas das informações necessárias para essa avaliação são, por exemplo, o tipo de plano e serviço que o cliente utilizou, se ele possui outros contratos com a operadora, se tentou resolver a questão por outros canais e como foi esse histórico de atendimento, entre outros fatores.
Normalmente, esse trabalho é realizado por pessoas e o Backoffice Jurídico Automatizado visa utilizar os robôs para realizar ações simples de busca das informações, eliminando tarefas mecânicas do escopo dos colaboradores, que passam a focar na análise desses dados coletados, usando suas habilidades e conhecimentos para uma atividade mais estratégica e estimulante.
Além de buscar dados relevantes para a análise das ações, a solução é capaz de levantar informações públicas adicionais do sistema judiciário brasileiro. Assim, além das informações necessárias previamente trabalhadas, o departamento tem acesso a dados complementares como, por exemplo, o histórico de sentenças de um determinado juiz. Informações como esta podem ser úteis para construir uma defesa melhor e para negociar acordos mais favoráveis, reduzindo custos.
Segundo o Diretor de Engenharia do Grupo Elo, Rafael Morandi, levantar essas informações adicionais sem o uso da automação exigiria um número de colaboradores três vezes maior do que a empresa possui – atualmente, são 180 pessoas da Elo alocadas no departamento da operadora na cidade de São Paulo para realizar as análises.
Para atingir as metas desejadas, o Grupo Elo desenvolveu um planejamento de implementação dividido em trimestres. O projeto está dentro do cronograma e, até o final de julho de 2018, dois robôs tinham sido implementados no ambiente da operadora.
Esses primeiros robôs realizam atividades diferentes. Um deles é dedicado à busca do histórico de faturas dos clientes. A partir dessa busca, é possível saber qual o meio de pagamento utilizado, se o cliente tem um histórico de inadimplência ou não, entre outras informações úteis, especialmente nos casos em que a ação judicial é relacionada à cobrança indevida.
O segundo robô instalado é o de positivação. Em ações em que o consumidor alega uma cobrança indevida e tem seu nome negativado, por exemplo, a operadora deve positivar o nome do cliente até que a audiência do processo ocorra e o caso seja julgado. Com o robô, essa tarefa pode ser feita de forma automatizada e veloz, ajudando a empresa a cumprir as leis.
Assim que os robôs são implementados, eles já começam a funcionar, transformando o departamento jurídico gradativamente. Isso colabora para que a equipe se adapte às mudanças e que as novas funções sejam testadas e aperfeiçoadas de forma fluida.
Os robôs são divididos nas categorias de pré-análise e execução de tarefas. Os de pré-análise realizam levantamentos antes da avaliação humana qualitativa. Além da busca de histórico de faturas, como o já implementado realiza, outras tarefas incluem a busca de contratos, documentos, áudios e histórico de atendimento do cliente em diferentes canais.
Os robôs de execução de tarefas são como o de positivação, cumprem obrigações e tarefas simples. Outros exemplos são de cancelamento de linha e cancelamento de débito automático.
Tecnologia
Dentro do Grupo Elo, a KTS é voltada para tecnologias e serviços especializados, e foi a empresa que desenvolveu a solução exclusiva. Usando a tecnologia de emuladores, que são softwares capazes de reproduzir capacidades de outros computadores, os robôs implementados são, portanto, capazes de imitar os sistemas do cliente e realizar funções que antes eram manuais de forma automatizada, rápida e eficaz.
A tecnologia da ferramenta traz também flexibilidade às necessidades das empresas, uma vez que é implementada em módulos. Ela pode ser adaptada a departamentos jurídicos de organizações de qualquer setor e de qualquer tamanho que visam aumentar o número de ações ganhas e trazer qualidade a seus serviços e produtos. A empresa pode optar por automatizar uma ou todas as ações do departamento, personalizando a solução de acordo com o que mais precisa.
Após adquirir a KTS, o Grupo Elo investiu na ampliação e no fortalecimento da solução, contratando pelo menos 15 pessoas para seu desenvolvimento.
O projeto completo está programado para durar três anos, e os principais indicadores que irão representar o desempenho da solução são o aumento em mais de 30% no êxito das defesas da operadora e a redução de 15% no volume de ações entre consumidores e a empresa.
Já implementado em outro cliente, a Viação Pássaro Verde, o Backoffice Jurídico Automatizado conseguiu aumentar em 40% o número de causas ganhas e reduzir em 15% o número de processos entrantes.
A solução inovadora do Grupo Elo deve otimizar o recebimento, análise e defesa dos processos judiciais, trazendo soluções justas e adequadas para ambas as partes envolvidas. A tecnologia irá permitir que o departamento jurídico da operadora, que era parcialmente automatizado para lidar com os processos judiciais de consumidores, se torne completamente digital. São 53 sistemas da empresa que serão acessados pelos robôs da solução, modernizando as tarefas de busca e pré-análise de informações.
Realizar o mesmo trabalho que os robôs serão capazes demandaria três vezes mais o número de pessoas para as análises dos dados. Atualmente, 180 colaboradores do Grupo Elo realizam essas análises para a elaboração das defesas. Ao final da implementação, serão necessárias 90 pessoas.
Isso se traduzirá, portanto, em uma redução de custos com recursos humanos e o aproveitamento de suas habilidades para atividades mais estratégicas. A redução de custos será visível principalmente com o êxito maior dos processos e com a eficiência em entender mais sobre os casos e, consequentemente, conseguir melhores acordos.
O Grupo Elo também prevê melhorias no relacionamento com os consumidores, uma vez que a operadora poderá entender as principais causas das ações e aperfeiçoar seu atendimento por outros canais para resolver as questões antes de elas chegarem ao Judiciário. Isso também terá um impacto direto na melhoria de produtos e serviços, pois a empresa terá informações para entender onde pode melhorar e enxergar novas oportunidades. Em longo prazo, a experiência e satisfação do cliente serão aperfeiçoadas.
Case de Sucesso
Reduçao de 100% de volume de backlog em 03 meses.
Aumento da produtividade na ordem de 92% no intervalo de 30 dias.
Metodologia
Equipe especialista em inteligencia processual com foco em modelagens de soluções de RPA, utilizando metodologias investigativas consagradas de mercado e metodos estatísticos preditivos.
Solução composta por um MIX de profissionais capacitados em analise qualitativa e soluções de RPA com foco em pré-análise automatização de tarefas repetitivas.